Carros

A limpeza do seu carro para uma exposição brilhante

Wednesday, May 13, 2009 14:17:08

 

 

 

Lavando um carro Você decidiu vender o seu carro, o anúncio está on-line no Alfamotors.com.br, você já tem seus primeiros compradores agendados para os próximos dias.
 
Que problema, o seu carro não está com boa aparência. A pintura urge por uma lavagem, rodas e pneus estão uma imundície, sem falar no interior do carro que não tem sido limpo há semanas,
 
Você só dispõe de algumas horas. Será que é possível resolver essa situação? Sim, isso é possível.
 
Aqui está o que você vai precisar:
- acesso fácil a água quente e fria
- 2 baldes
- uma mangueira, longa o suficiente para alcançar todo o carro
- 3 esponjas grandes
- Shampoo para carro
- limpador específico para rodas e pneus
- pano bem macio para secar o carro
- 6 panos limpos para limpeza
- bicarbonato de sódio ou produto específico para limpeza de estofados
- aspirador de pó com mangueira longa e bocais apropriados
- fio para extensão elétrica
 
Separou todo o material? Então aqui vamos nós...
 
Limpando o interior:
Comece pelo lado de dentro. Retire os tapetes, recolha os objetos que possam ter sido esquecidos no interior do carro, remova o lixo e esvazie o porta-malas. Cheque se há lixo embaixo dos bancos. Então aspire todo o interior, começando pelos bancos, depois o carpete e por último o porta-malas. Certifique-se de ter removido toda a sujeira. Use um pano úmido para limpar o painel, console, interior das portas ou qualquer outra parte não alcançada pelo aspirador.
Para remover manchas de lama, maquiagem, sucos etc dos bancos, utilize um produto específico ou prepare uma solução de bicarbonato de sódio e água morna. Umedeça um pano branco nessa solução e esfregue vigorosamente sobre a mancha, até que esta saia. Cuidado para não enxarcar o assento. ( Não é recomendado o uso de panos com cores vibrantes para esse tipo de limpeza, já que o bicarbonato de sódio poderá fazer com que as cores do pano de limpeza manchem o tecido do banco. Caso os bancos sejam revestidos em couro, use somente produtos apropriados).
 
Lavando a carroceria Lavando a carroceria:
 A lavagem manual é sempre mais adequada. Outros tipos de lavagem deixam a desejar. Não lave o seu carro sob sol forte. Nesse caso é recomendável mover o carro para um local com sombra ou esperar que o sol esteja mais fraco. Comece por molhar bem todo o carro, usando a mangueira. Pegue os 2 baldes e 2 esponjas macias e lave-as cuidadosamente com água para que sejam removidos pequenos grãos que possam riscar a pintura. Prepare o shampoo seguindo as recomendações do fabricante. Você deve colar a mistura de shampoo nos 2 baldes: um será usado para limpar a metade de cima do carro, o outro para limpar a metade de baixo.
Comece pelo teto e divida o carro por seções: capô, portas, porta-malas etc. Trabalhe metodicamente em cada uma delas. Se a esponja cair no chão esqueça! As pedrinhas que grudaram nela, dificilmente poderão ser removidas e certamente vão riscar o seu carro. Com a mangueira, retire o shampoo começando pelo teto. Certifique-se de não ter deixado qualquer resíduo de espuma. Uma vez terminada a lataria, vá para as rodas e pneus. Se a sujeira estiver muito difícil de ser removida com uma esponja, use uma escova de pia macia com um pouco de shampoo. Depois de enxaguar, use os produtos adequados para dar vitalidade e brilho as rodas e pneus.
 
Dê um passo  atrás e verifique se todas as partes foram limpas. Agora pegue um pano bem macio e seque todo o carro, de cima para baixo. Seque uma seção de cada vez,  sempre torcendo o pano. Não se preocupe se o carro não ficar completamente seco, o mais importante é retirar o exceso de água. Depois então ligue o carro e dirija por alguns metros, isso fará com que a aguá acumulada nas partes de baixo se solte.
 
Uma vez que a lataria esteja limpa e brilhante, trabalhe nos vidros. Use um pano limpo, quase seco, do lado de dentro e fora até que brilhem. O uso de limpa vidros domésticos pode marcar e manchar os vidros.
 
Deixe o carro com as portas abertas para sair qualquer cheiro ruim. Não esqueça de apagar a luz interna para poupar a bateria.
 
Agora você tem um carro realmente limpo, digno de ser mostrado para o seu primeiro comprador. Boa sorte... e boa venda.


Veja o artigo em UltraMotors

 

 

Creative Commons License
Esta obra por AlfaMotors esta licenciada sob Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License